Sociedade

Ministro do Mar inaugurou Centro de Interpretação da Lota de Sagres

 
O Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, a Secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, a Presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo, Rute Silva, o Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, José Apolinário, o Presidente do Conselho de Administração da Docapesca, Sérgio Faias, entre outros representantes de diversas entidades nacionais e regionais, estiveram ontem presentes, na cerimónia de inauguração do Centro de Interpretação da Lota de Sagres.

Na sessão, foi assinado o contrato de empreitada para a reabilitação da ponte-cais sul do porto da Baleeira, intervenção que representa um investimento de 982 mil euros e que visa repor as condições de funcionalidade e segurança da infraestrutura construída há cerca de 40 anos. 
 
Seguiu-se a assinatura do protocolo de colaboração entre a Docapesca e a Câmara Municipal de Vila do Bispo, para a cedência, à autarquia, do Centro de Interpretação da Lota de Sagres. O Centro, que irá funcionar no edifício da antiga lota de Sagres, foi construído no início da década de setenta e esteve em funcionamento até 2001.
 
 
Com uma localização privilegiada sobre o Atlântico, o Centro de Interpretação da Lota de Sagres será agora integrado num programa museológico de âmbito concelhio, preparado para o desenvolvimento de ações de educação patrimonial, de sensibilização ambiental, de divulgação do património local, de informação turística e de promoção de produtos endógenos. 
 
A abertura ao público deste novo espaço sociocultural está prevista para o mês de agosto, em data a divulgar brevemente.