Sociedade

Ministro Miguel Pinto Luz garante intervenção na EN2 em São Brás de Alportel

Fotos - CM São Brás de Alportel
Fotos - CM São Brás de Alportel  
 
Miguel Pinto Luz, ministro das Infraestruturas e Habitação, visitou esta manhã São Brás de Alportel, no âmbito da promoção do turismo no interior e da valorização do roteiro da EN2.

PUB

A visita decorreu na Casa Memória da Estrada Nacional 2 (EN2), e constituiu uma oportunidade para o presidente da Câmara Municipal, Vítor Guerreiro questionar o governante sobre a urgência da requalificação do troço da EN2 entre São Brás de Alportel e a Via do Infante, recordando a urgência do mesmo para a segurança rodoviária, a mobilidade e o desenvolvimento económico e turístico da região, regista nota da autarquia.

O município lembra que o projeto de requalificação do troço da EN2 entre São Brás de Alportel e a Via do Infante remonta a 2013, tendo Vitor Guerreiro reforçado a necessidade de manter esta intervenção presente na agenda de investimentos estruturantes do Estado, com o compromisso de avançar para a sua concretização.

A Vice-presidente Marlene Guerreiro sublinhou também a urgência de intervenção no troço da EN2 entre o Ameixal (Loulé) e São Brás de Alportel, que se encontra cortado ao trânsito desde o inicio de junho devido à instabilidade de um talude de aterro, identificado pela Infraestruturas de Portugal. Este corte obriga ao desvio de tráfego pelas EN270, EN396 e EN124, "afetando diretamente a segurança e mobilidade de todos os que diariamente precisam de percorrer aquele troço e dificultando a chegada de visitantes ao concelho, prejudicando consequentemente a atividade turística e económica local", lê-se na nota. 

Em resposta às questões colocadas, ministro Miguel Pinto Luz afirmou que o projeto de requalificação da EN2 será objeto de concurso no final de 2026, com execução prevista para 2027.

Quanto corte da EN2 no extremo norte do concelho, o ministro confirmou que o projeto, avaliado em 1,5 milhões de euros, aguarda aprovação orçamental e avançará, com previsão de execução em 6 meses.

No âmbito da promoção do turismo no interior e da valorização do roteiro da EN2, a visita serviu também para manifestar o interesse da Câmara Municipal em assumir o Chafariz do Parque de Merendas de Bicas da Serra, onde se encontram dois painéis de azulejos dedicados à construção da EN2, de forma a preservar e valorizar aquele património local, potenciando o seu aproveitamento cultural e turístico. Atualmente o mesmo encontra-se sobre a alçada da Infraestruturas de Portugal.