Economia

Ministro quer portagens mais baratas até ao verão

Foi confirmado esta terça-feira que o valor das portagens deverá baixar até ao próximo verão.

PUB
 
Na comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas, Pedro Marques disse que o ministério concluiu o trabalho preparatório e está em condições para avançar com a redução das portagens para promover a mobilidade no interior, intenção que tinha manifestado desde o início do mandato.
 
O ministro do Planeamento e das Infraestruturas assegura que “a redução não é imediata por ser necessário negociar com a concessionária A23.”
 
Na mesma intervenção Pedro Marques adiantou que, “tivemos uma surpresa negativa: a renegociação da A23 [entre Torres Novas e a Guarda], realizada pelo governo anterior, passou as receitas de portagem para o concessionário e o Estado tem agora que iniciar uma renegociação com o concessionário. Estamos amarrados", declarou, admitindo "porventura custos associados" a uma nova alteração do contrato.
 
Apesar das dificuldades, o ministro acredita ter o processo concluído até ao verão, dando especial destaque também aos casos em que não existem alternativas efetivas às ex-scut como é o caso da A22 no Algarve, onde está prevista uma nova tabela de preços. 
 
O ministro do Planeamento e Infraestruturas reforçou que "não há portugueses de primeira e de segunda" e, por isso, a redução de portagens no interior só avança quando puder ser implementada em todas as autoestradas abrangidas.