Sociedade

“Missão Saúde” de Martins Nunes foi apresentada ontem em Faro

Da esquerda para a direita:Paulo Cleto Duarte, Maria de Belém Roseira, J. Martins Nunes, Rosa Veloso
Da esquerda para a direita:Paulo Cleto Duarte, Maria de Belém Roseira, J. Martins Nunes, Rosa Veloso  
 
A obra solidária “Missão Saúde” da autoria de Martins Nunes, foi apresentada esta segunda-feira no Clube Farense.

PUB
 
As boas vindas foram feitas pelo presidente do Club Farense, Augusto Miranda, que realçou o significado do autor ter feito a apresentação na sua terra natal, onde esteve rodeado por inúmeros colegas do Liceu de Faro do seu Curso de 1969.
 
Estiveram presentes no lançamento, autarcas, autoridades universitárias da Universidade do Algarve, empresários, dirigentes regionais, médicos, assim com representantes diplomáticos.
 
O embaixador Luís Almeida Sampaio, em mensagem de vídeo enviada, realçou a importância da estratégia de internacionalização do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra em que o autor teve um papel relevante e cujo livro descreve esse período em que Portugal integrou e assumiu a presidência da Cimeira Mundial de Saúde através do Consórcio Universidade de Coimbra/Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.
 
A jornalista Rosa Veloso, correspondente da RTP em Madrid em 2012, recordou o papel do autor no recomeço dos transplantes hepáticos em Portugal e no regresso das crianças e das suas famílias, que naquela cidade se encontravam a aguardar uma oportunidade de transplante. Testemunhou o conteúdo do livro nesse momento em que o autor refere como um momento muito importante para a medicina portuguesa.
 
O Presidente da Associação Nacional das Farmácias, Paulo Cleto Duarte - mecenas do livro - considerou o notável mérito da Associação Dignitude e do seu Programa abem: "ajudando a minorar as dificuldades de famílias que por vicissitudes de ordem económica não conseguem adquirir os medicamentos que lhes são prescritos".
 
A apresentação do livro foi da responsabilidade da ex-Ministra da Saúde, Maria de Belém, que percorreu o conteúdo desta obra solidária de Martins Nunes para com o Programa abem: da Associação Dignitude, interpretando as diversas passagens e percorrendo as várias “missões saúde”, que o autor foi chamado a desempenhar. Maria de Belém evocou ainda a influência que a igreja progressista, decorrente do Concílio Vaticano II, teve no autor assim como a sua formação humanista e reformista.
 
A totalidade das receitas do livro revertem a favor da Associação Dignitude, Programa abem: Rede Solidária do Medicamento.
 
Recorde-se que o programa abem: foi lançado em maio de 2016, já apoiou, de acordo com os dados fechados a 31 de outubro de 2018, mais de 6.500 beneficiários na aquisição dos medicamentos de que necessitam, sendo que 25% dos beneficiários são crianças. Aderiram ao programa abem: 541 farmácias e foram dispensados cerca de 122 mil medicamentos.