Sociedade

Mobiliário produzido em Loulé em 1930 é tema de conferência no Arquivo Municipal

Foto - CM Loulé
Foto - CM Loulé  
"Loulé: mobiliário para edifícios públicos” é o tema de mais uma conferência integrada no ciclo “LOULÉ na linha do tempo”, que vai ser apresentada por João Paulo Martins, no próximo dia 15 de novembro, pelas 15h00, no Arquivo Municipal de Loulé - Professor Joaquim Romero Magalhães.

PUB

Numa publicação, a Câmara de Loulé diz que a leitura de documentação guardada no Arquivo Municipal de Loulé contribui "de um modo significativo" para o conhecimento da indústria produtora de mobiliário em Portugal, a partir da década de 1930.

"Por um lado, numa escala de proximidade, permite-nos identificar diversas empresas existentes no concelho. Por outro, reúne informação abundante e detalhada acerca das empresas nacionais vocacionadas para o fornecimento de mobiliário e outro tipo de equipamentos, sobretudo os destinados às escolas do ensino primário", lê-se na publicação. 

Uma imagem das condições vividas no quotidiano dessas escolas do concelho revela-se a partir da correspondência trocada ao longo do tempo entre as professoras e o município, regista ainda o apontamento enviado às redações.

João Paulo Martins é Licenciado em Arquitetura (1988, FA-UTL), Mestre em História da Arte (1995, FCSH-UNL) e Doutor em Arquitetura (2006, UTL). É Professor Auxiliar da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa e membro do Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design.

Coordenou o livro “Mobiliário para edifícios públicos. Portugal 1934-1974”, publicado na sequência da exposição “O respeito e disciplina que a todos se impõe” (2014, MUDE, Câmara Municipal de Lisboa).