Política

Moção do PSD para travar «lixeira» no concelho de Loulé foi aprovada por unanimidade

Antiga pedreira dos Matos da Picota
Antiga pedreira dos Matos da Picota  
Na primeira sessão da Assembleia Municipal de Loulé para o mandato 2021-25, realizada na passada sexta-feira, o Partido Social Democrata apresentou uma recomendação ao executivo municipal para que suspenda o Plano Diretor Municipal na zona da antiga pedreira dos Matos da Picota, de forma a evitar a instalação de uma lixeira, tendo a recomendação sido aprovada por unanimidade.

O PSD refere que o tema ganhou destaque nas últimas semanas, quando se soube que deu entrada em julho de 2020 na Câmara Municipal de Loulé, de um pedido de reconversão daquela que era conhecida como a “pedreira do Barra”, junto à E.N. 270, entre Boliqueime e Loulé, para passar a albergar um Centro de Tratamento de Resíduos.
 
O partido entende que o equipamento em causa, «não serve o concelho e muito menos as populações, com óbvios riscos para a própria saúde pública, dada a proximidade a pequenos núcleos habitacionais», tendo apresentado uma moção de recomendação ao executivo de Vítor Aleixo para que suspenda o Plano Diretor Municipal naquela zona.
 
Os sociais democratas criticam ainda que o presidente da autarquia, tenha afirmado desconhecer a pretensão do projeto, alegando ter tido conhecimento, “há algumas semanas”, depois de mais de um ano da entrada do processo nos serviços camarários, justificando que o licenciamento de uma estrutura deste tipo cabe a entidades externas.
 
O PSD diz tratar-se de uma «verdade distorcida», porque se o licenciamento final é feito por entidades externas, a gestão do território compete à Câmara Municipal, que tem mecanismos para impedir a instalação destes equipamentos, conclui.