Economia

Modernização da linha do Algarve terá custo global de 860 mil euros

No âmbito do desenvolvimento do plano de investimentos da Infraestruturas de Portugal previstos para a Linha do Algarve, foi consignada, a empreitada de substituição de travessas de madeira por betão, nas estações de Alcantarilha, Silves, Estômbar e Mexilhoeira Grande.

PUB
 
Este investimento,  no valor de 549.436,25 euros, visa o reforço das condições de segurança, a melhoria da eficiência, o conforto para os passageiros e competitividade do sistema ferroviário, adianta a Infraestruturas de Portugal.
 
A obra engloba também a substituição e adequação de carris, complementando as intervenções já executadas nas estações de Olhão, Fuzeta, Tavira, Cacela e Vila Real de Santo António.
 
Refira-se que no primeiro semestre de 2015 foram concretizadas, na Linha do Algarve, as empreitadas de alteamento das plataformas das Estações de Portimão e Cacela, com o objetivo de facilitar o processo de embarque e desembarque dos passageiros, e desenvolvidas várias ações de resolução no atravessamento indevido da via ferroviária por parte de confinantes e transeuntes, limitando situações de risco para os infratores e para os passageiros dos comboios.
 
Encontram-se atualmente em curso os trabalhos de substituição da cobertura do edifício de passageiros da Estação de Albufeira e renovação de instalações sanitárias e o alteamento das plataformas das Estações de Vila Real de Santo António e Fuseta.
 
Até ao final do ano será ainda concretizado o alteamento das plataformas da Estação de Silves, com um custo estimado de 160 mil euros.
 
No global, estas intervenções representam um investimento de requalificação da Linha do Algarve na ordem dos 860 mil euros.