A Associação Movimento Juvenil em Olhão – MOJU faz saber, em nota de imprensa que, nos dias 9 e 10 de outubro, o projeto “SER Mental – Serviço Especializado em Rede para a Promoção da Saúde Mental na Infância e Adolescência”, assinala o Dia Mundial da Saúde Mental através de um vasto conjunto de iniciativas.
A associação lembra que, ontem, 9 de outubro, em parceria com o Município de Olhão, foi dinamizado um Fórum Online “A Saúde Mental em Olhão: situação atual e caminhos futuros” e hoje foi lançado o website (
www.sermental.pt) de promoção da literacia em saúde mental e um concurso de ideias, junto das escolas do concelho, para a criação de uma campanha de sensibilização e combate ao estigma e à discriminação associada à saúde mental, baseada na participação dos jovens.
Refere a mesma publicação que, SER Mental é uma iniciativa co-financiada pelo Portugal Inovação Social, CRESC Algarve, Portugal 2020 e Fundo Social Europeu, que conta com cinco investidores sociais locais: o Município de Olhão, a União de Freguesias de Moncarapacho-Fuseta, a Freguesia de Olhão, a Freguesia de Quelfes e a Freguesia de Pechão. Trata-se de um serviço comunitário de intervenção especializada com base no trabalho de parceria e o seu principal objetivo é prevenir precocemente os fatores de risco e promover os fatores de proteção na saúde mental na infância e adolescência no concelho de Olhão.
Esta iniciativa destina-se a jovens entre os 13 e os 21 anos, famílias com pelo menos um filho (até aos 21 anos), alunos do 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, pessoal docente e não docente, técnicos e/ou outros profissionais da comunidade e sociedade civil em geral. Contempla atividades em quatro ações estratégicas: SER Jovem, SER Família, SER Comunidade & Escola e SER Digital.