A Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão da Comissão Europeia, esteve em Olhão na passada sexta-feira, onde visitou as instalações da MOJU – Associação Movimento Juvenil em Olhão, informa a instituição em comunicado.
A visita teve lugar no Bairro Fundo Fomento à Habitação, no âmbito da reunião do comité de acompanhamento do Programa Regional Algarve 2030. Para além do representante da Comissão Europeia, João Paiva, estiveram presentes na visita Aquiles Marreiros da CCDR Algarve, Nathalie Santos e António Travassos do Programa Operacional CRESC Algarve 2020, os vereadores Elsa Parreira e Ricardo Calé do Município de Olhão, o presidente da Junta de Freguesia de Olhão, Rui Gabriel, e o coordenador da zona de Lisboa, Sul e Ilhas do Programa Escolhas, Rui Dinis.
O objetivo da visita passou pelo contacto no terreno com boas práticas desenvolvidas no âmbito do Eixo 6 – Afirmar a Coesão Social e Territorial, com financiamento ao abrigo do CRESC Algarve 2020, explica a MOJU.
Foi apresentado o Projeto Mais Sucesso E8G, promovido no âmbito da 8.ª Geração do Programa Escolhas, no domínio da inclusão social de crianças e jovens, com implementação no concelho de Olhão. O projeto parte de um consórcio constituído por uma série de entidades ao nível municipal e regional, que se propõem a desenvolver uma série de iniciativas no sentido de colmatar as necessidades das crianças e jovens, e respetivas famílias, socioeconomicamente desfavorecidos do concelho de Olhão.
A representar o consórcio do projeto, esteve o diretor regional do Algarve do IPDJ Custódio Moreno, os agentes da PSP, Hélio Gonçalves e Fábio Gonçalves, também Mónica Fernandes do Agrupamento de Escolas Dr. Alberto Iria e Maria Faustino do Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes.
Na ocasião foi feito um balanço do trabalho da MOJU ao longo de 15 anos de intervenção, bem como dos projetos desenvolvidos em Olhão e resultados obtidos, regista o mesmo comunicado.
A MOJU surgiu em 2007, sendo uma associação juvenil sem fins lucrativos, cujos objetivos consistem na promoção da participação dos jovens na sociedade e o seu desenvolvimento pessoal e social, através de projetos na área social, educativa, desportiva e cultural.