Desporto

Monchique assinala importância do ciclismo com escultura no alto da Foia

DR
DR  
Palco de provas de ciclismo, a Foia já recebeu alguns dos mais prestigiados ciclistas nacionais e internacionais. De forma a assinalar a dimensão do ciclismo, a Câmara Municipal de Monchique inaugurou esta quarta-feira uma estátua no alto da Foia.

Obra de Carlos de Oliveira Correia, a estátua representa a chegada de Remco Evenepoel ao cimo da montanha, explica o município em comunicado, que "esmagou toda a concorrência e venceu pela primeira vez, não deixando mais a camisola amarela e sagrando-se vencedor” da Volta ao Algarve em 2020.
 
“Para demonstrar que a subida ao alto da Foia não está ao alcance de todos e constitui também uma prova de superação que diariamente atrai dezenas de ciclistas àquele território, entendeu o Município de Monchique homenagear esse esforço e colocar uma escultura de um ciclista celebrando a sua chegada a este emblemático local”, explica a autarquia. 
  
A imagem da chegada foi escolhida pelo presidente do Município, Rui André, que inaugurou a obra, cerimónia que contou com a presença de Delmino Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, e de Ricardo Rodrigues, presidente da Associação de Ciclismo do Algarve, e do autor da obra.