De acordo com a informação avançada pelo IPMA- Instituto Português do Mar e Atmosfera, para esta quinta-feira, encontram-se em alerta devido ao elevado risco de incêndio, cinco distritos do país.
Os distritos de Guarda, Bragança, Castelo Branco, Leiria e Santarém apresentam, esta quinta-feira, risco muito elevado de incêndio, bem como o concelho de Monchique, no distrito de Faro.
Esta informação ajuda a prevenir os incêndios e a acautelar comportamentos em dias com elevadas temperaturas que exigem uma maior atenção perante áreas vulneráveis.
Recorde-se que, na quarta-feira registaram-se 76 incêndios em território continental.
O distrito da Guarda é aquele em que mais concelhos - nove - apresentam risco muito elevado de incêndio, o segundo mais grave numa escala de cinco, seguido de Castelo Branco, Santarém e Leiria.
Bragança, Vimioso, Freixo de Espada à Cinta e Alfandega da Fé, são os quatro concelhos do distrito de Bragança com risco muito elevado de incêndio, estando os restantes com risco elevado.
O risco de incêndio determinado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.
O cálculo é feito com base nos valores observados às 13.00 horas de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.