Sociedade

Monchique com risco muito elevado de incêndio

As temperaturas têm descido ligeiramente em todo o país, ainda assim, o risco de incêndio mantém-se elevado.

PUB
 
De acordo com a informação avançada pelo Instituto Português do Mar e Atmosfera, esta sexta-feira apresentam risco elevado de incêndio cinco concelhos do distrito de Faro, oito no distrito de Beja, três em Évora, Setúbal, Viseu, Braga e em Viana do Castelo, dois na Guarda, um em Santarém, Bragança e Vila Real.
 
O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.
 
O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
 
O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente muito nublado, em especial nas regiões Norte e Centro, com períodos de chuva fraca no litoral a norte do Cabo Raso até ao início da tarde, podendo persistir no Minho.
 
O vento soprará fraco a moderado do quadrante oeste, soprando temporariamente moderado no litoral a sul do Cabo Carvoeiro e nas terras altas.
 
O IPMA prevê ainda uma pequena descida de temperatura, em especial da mínima.
 
Em Lisboa as temperaturas vão oscilar entre os 13 e os 20 graus Celsius, no Porto entre 13 e 18, em Vila Real e em Viseu entre 8 e 17, em Bragança entre 8 e 19, na Guarda entre 6 e 17, em Coimbra e Leiria entre 12 e 19, em Castelo Branco entre os 10 e os 23, Portalegre entre 10 e 21, em Évora entre 11 e 23.
 
Beja será a cidade mais quente em território nacional, com temperaturas a oscilar entre os 12 e os 24, enquanto a sul, as máximas vão rondar os 22 em Faro e os 20 em Sagres.
 
No Funchal, as máximas vão chegar aos 22, enquanto em Angra do Heroísmo, nos Açores, deverá chegar aos 24 e Santa Cruz aos 23.
 
Segundo o mesmo instituto de previsão, as temperaturas vão manter-se mais amenas até terça-feira da próxima semana, altura em que se prevê uma subida das máximas em todo o país.
 
O Algarve será a região do país com céu pouco nublado ou limpo durante o fim-de-semana, mas com temperaturas que não deverão ultrapassar os 22º de máxima.
 
Nunca é demais recordar que se devem adotar medidas preventivas no que se refere ao fogo, evitando queimadas em locais vulneráveis.
 
A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou no quinta-feira 57 incêndios, que foram combatidos por 607 operacionais, com o apoio de 168 veículos.