Foi no século XVI, que Monchique tornou-se numa povoação suficientemente importante para merecer a visita do rei D. Sebastião I (1557-1578).
Atividades como a tecelagem (de lã e de linho), a cestaria e outras relacionadas com a exploração de recursos naturais como a madeira de castanheiro, terão contribuído para o desenvolvimento e prosperidade desta região, especialmente da povoação de Monchique, de tal modo que em 1773, no reinado de D. José I (1750-1777), foi elevada a vila - desagregando-se do concelho de Silves, explica o Município em comunicado, tendo a criação do concelho de Monchique sido formalizada por Carta Régia de D. José de 16 de janeiro de 1773.
De forma a homenagear a história e assinalar a data, a Câmara Municipal vai comemorar os 250 anos da elevação de Monchique a concelho.
Assim, no próximo dia 15 de janeiro, pelas 18h00, a Igreja Matriz de Monchique recebe o Concerto “As Quatro Estações”, de Vivaldi pela Orquestra Sinfónica do Algarve – Algarve Camerata. Às 19h15 acontece um espetáculo de vídeo mapping na parede exterior da igreja com projeção de imagens de Monchique, numa homenagem ao passado e ao presente.
No dia 16 de janeiro, terá lugar, no auditório da Escola Básica Manuel do Nascimento a conferência “A elevação de Monchique a concelho” com apresentação do livro “Elevação de Monchique a Vila” de Ana Rita Mateus. Neste dia será realizada, igualmente, a apresentação do Alvará Régio, nos Paços do Concelho e a sessão solene, com a presença do presidente da Câmara Municipal, Paulo Alves.