Sociedade

Monchique: Novo apoio a instituições sociais e prémio atribuído a funcionários

DR
DR  
A Câmara Municipal de Monchique entregou na passada sexta-feira, dia 10 de setembro, um apoio financeiro às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) localizadas nas freguesias do concelho.

Em comunicado, o município informa que o mesmo foi entregue pela mão do presidente e vice-presidente, correspondendo a um reforço do “apoio já atribuído no decurso desta pandemia, em cerca de 100.000,00€”. 
 
Foi dado em resposta ao pedido feito pelas instituições, que “se viram surpreendidas por uma grave situação financeira originada pela pandemia, acarretando custos acrescidos em todas as suas valências de resposta e apoio a idosos”. A verba variou, ajustada ao número de utentes de cada IPSS. 
 
O presidente do Município, Rui André, em declarações, afirmou que esta ação “reforça a importância deste gesto pelo facto de que estamos a atravessar uma fase muito difícil, que muito tem sacrificado o setor social a nível financeiro e humano, e o município de Monchique como tem sempre feito, só tinha que estar ao lado de quem faz tão meritório e relevante trabalho social no concelho, particularmente neste período em que foram postas à prova todas as capacidades de resposta destas instituições”.
 
A autarquia decidiu também dar um valor a cada trabalhador das IPSS, “de forma a reconhecer e agradecer o empenho neste último ano e meio”.
 
Sobre o prémio dado aos funcionários, Rui André disse que os mesmos “representam a verdadeira missão de ajuda ao próximo pois cuidam e tratam quem mais precisa com as suas mãos, sendo a sua atividade uma verdadeira bênção destes artesãos da solidariedade, do carinho e do amor ao próximo”.
 
Lê-se no comunicado enviado que os protocolos celebrados com a Santa Casa da Misericórdia de Monchique, Centro de Dia de Marmelete e Casa do Povo do Alferce, abrangem os Centros de Dia de Monchique, Marmelete e Alferce, as Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas de Monchique e Marmelete e o Serviço de Apoio Domiciliário de Alferce e Marmelete.