Sociedade

Monchique planta 1000 Carvalhos para incentivar a conservação das florestas naturais no concelho

Teve hoje lugar em Monchique uma ação com o objetivo de valorizar a floresta natural do concelho.

PUB
 
Decorreu, durante todo o dia, uma plantação de carvalhos, num total de 1000 plantas distribuídas por cerca de 5 hectares.
 
Segundo a autarquia, a espécie plantada é o Quercus canariensis Willd, vulgarmente chamada de Carvalho-de-Monchique, espécie que em todo o país, apenas existe nesta serra. 
 
Esta iniciativa reveste-se de particular importância, já que visou promover a importância da conservação das florestas naturais envolvendo cerca de 60 voluntários através da associação “Flamingo” e do projeto Giro, promovido pela Grace, uma associação dedicada à promoção da responsabilidade social corporativa e que assume esta parceria com a Câmara Municipal de Monchique e da Aspaflobal.
 
A atividade encerrou com a libertação de uma ave de rapina que contou com a presença do Presidente da Câmara de Monchique, Rui André, para quem “este é um dia  importante e que deve constituir um incentivo à valorização da nossa floresta, porquanto a variedade que outrora marcou esta serra e que hoje é marcadamente uma monocultura, pode com o passar dos anos merecer algumas correções. Timidamente vão sendo reconvertidos alguns hectares de eucaliptal em outras espécies como o medronheiro o que constitui também um valioso contributo para a questão da defesa, mas também da valorização da mão de obra e do saber-fazer associado aos produtos característicos como seja a aguardente de medronho”, referiu o autarca a este propósito.