Sociedade

Monchique:Escola de Marmelete não vai fechar - autarquia

A Escola de Marmelete, que assegura as valências de JI e EB naquela Freguesia não encerrará, contrariando o que tem vindo a ser referido, especialmente por parte dos sindicatos.

PUB
 
Segundo confirma nota da autarquia de Monchique, por informação do Ministério da Educação, através dos seus representantes regionais, foi comunicado que a EB 1 JI de Marmelete não será encerrada.
 
Em Abril, a Câmara Municipal de Monchique, através do seu Presidente, Rui André, efetuou uma reflexão por escrito aos serviços do Ministério da Educação referindo uma série de situações que deveriam ser ponderadas antes do Ministério tomar qualquer decisão sobre a Escola de Marmelete, na altura o autarca adiantou que o estabelecimento de ensino em causa e dada a área geográfica da freguesia (147,67 km²) e a existência de muita edificação dispersa acolhe alunos cujas residências distam da sede da freguesia dezenas de quilómetros, sendo a residência de algumas das crianças muito distantes de Marmelete e Monchique.
 
De acordo com o pedido de transporte efetuado pelo Agrupamento de Escolas de Monchique, para este estabelecimento escolar são transportadas 8 crianças.
 
Para melhor ser equacionada a distância que estes alunos teriam de percorrer em caso de encerramento do estabelecimento escolar calculou-se a distância atualmente realizada e comparou-se com a distância à sede de concelho, que dista 17 quilómetros de Marmelete.
 
À distância, as características dos acessos rodoviários, também não abonam, uma vez que muitos destes transportes são realizados em grande parte através de caminhos florestais/rurais de terra batida e recorrendo a veículos todo o terreno.
 
Nesta freguesia a autarquia refere que inicia o transporte de algumas desta crianças pelas 07:00 horas da manhã, o que implica um esforço adicional por parte destes alunos, que saem de casa muito cedo regressando muito tarde, alguns pelas 19.00 horas, uma vez que os transportes de regresso se iniciam a partir das 17h30, após a conclusão das AEC’s.
 
De modo a dotar este estabelecimento de melhores condições de acolhimento para estes alunos a autarquia encontra-se a lançar um concurso público de requalificação da referida escola, projeto alvo de parecer positivo da antiga Direção Regional de Educação do Algarve, e que é financiado por Fundos Comunitários.
 
Argumentos que foram tidos em conta pelos responsáveis decisores, culminando com o não encerramento da EB JI de Marmelete.