Sociedade

Monchique:Rui André defende regresso dos jovens ao interior e ao mundo rural

As comemorações do Feriado Municipal em Monchique, na quinta feira da Ascensão e ou quinta feira da Espiga – 29 de maio - tiveram o seu ponto alto na realização da cerimónia Protocolar Municipal que decorreu no Salão Nobre da Caixa de Crédito Agrícola de Monchique.

PUB
 
Uma cerimónia que contou com intervenções do presidente da Assembleia Municipal, partidos políticos com representação na mesma Assembleia e do Presidente da Câmara Municipal, Rui André. 
 
Foram homenageados os funcionários com 10, 20, 30 e 40 anos de serviço na Câmara Municipal bem como aqueles que se aposentaram este ano. 
 
Decorreu ainda a entrega do Voto de Louvor e Mérito à Associação “ O Monchiqueiro” - Grupo de Dinamização Cultural pelo seu 30.º aniversário, e pelos serviços prestados na promoção da Cultura e identidade do concelho de Monchique. 
 
A mesma cerimónia foi abrilhantada com a primeira apresentação do Grupo de Cantares da Academia Sénior de Monchique que interpretou alguns temas populares e outros de autoria dos seus membros tendo sempre Monchique como referência.
  
Rui André, enfatizou durante o seu discurso a sua firme determinação em colaborar e incentivar ao regresso dos jovens para o concelho que os viu nascer, e que, terão no Municipio um parceiro para o investimento e para a aposta necessária num interior "que encerra em si um vasto leque de atrativos e potencialidades associadas a um meio agrícola e florestal que urge valorizar".
 
O autarca adiantou ainda que o investimento no mundo rural deve constituir uma oportunidade de emprego no momento particular em que "vivemos, sendo a qualificação dos nossos jovens um potencial de valor para uma reconversão que é não só inevitável como desejável".
 
Rui André, convocou todos para o grande e importante desafio desta reconversão, que deverá pôr fim a ideias feitas e preconceitos associados a um passado em que agricultura estava associada a miséria e ainda hoje, para muitos a nostalgia do campo está associada a níveis baixos de escolaridade e que apesar de ocupar uma parcela significativa da população de então, não lhe dava em troca a qualidade de vida que queiram e que os motivou a fugir para as cidades, pois a prática de uma agricultura obsoleta colocava-os no limite da subsistência.
 
O edil, destacou a criação do Gabinete "Monchique Investe" criado pelo Município que tem sido um importante agente de incentivo e impulsionador do empreendedorismo e investimento no território, sendo que gradualmente se vão registando ideias e projetos que até ao momento perfazem 75, muitos deles criados por jovens que acreditam e por isso apostam no concelho e, logo, no seu futuro.