No passado domingo, dia 31 de agosto, foram inauguradas as instalações do novo Centro de Dia e Apoio Domiciliário de Alferce.
Estes equipamentos, vão dotar esta freguesia de valências sociais de apoio direto à população, cuja capacidade máxima de serviço atinge os 60 utentes, a saber, 20 utentes Centro de dia e 40 no Apoio Domiciliário que pertencem à Casa do Povo de Alferce, IPSS.
O investimento total foi de cerca de 250 mil euros, apoiado por fundos comunitários e, toda a componente privada, foi suportada pela Câmara Municipal num valor próximo dos 100 mil euros.
Paralelamente, a Câmara subsidiou a aquisição de alguns equipamentos, para a entrada em funcionamento destas valências em mais 8 mil euros.
Descerraram a placa de inauguração o Presidente da Câmara, Rui André e o Presidente da Casa do Povo, simultaneamente, também o Presidente da Junta de Freguesia de Alferce, José Gonçalves.
Foi ainda incluído nesta cerimónia, a assinatura da celebração de um Protocolo de Colaboração entre a Câmara Municipal de Monchique e a Casa do Povo de Alferce cujo objetivo é garantir, enquanto não existirem Acordos com a Segurança Social, suportar os custos de funcionamento por parte dos utentes destas valências, num valor que pode ir até aos 5 mil euros mensais.
Para Rui Andre: «…hoje é um dia feliz para o Alferce e para as populações que aqui vivem. Foi o cumprir de um sonho. Na prática, teve de ser a Câmara a assumir uma função do Governo. Infelizmente, se assim não fosse, estes equipamentos não estariam ao serviço das populações, dos mais necessitados.
Enquanto eu for Presidente da Câmara, e apesar das dificuldades económicas conhecidas, para os que mais precisam não faltará apoio. Esperemos que o Governo, através da Segurança Social, nos dê notícias felizes para breve. É essa a nossa aspiração e é esse o nosso desejo…» rematou o edil.