Economia

Monte Gordo com recordes de ocupação hoteleira em fevereiro

 
A taxa de ocupação por quarto na hotelaria do Algarve atingiu o melhor registo homólogo de fevereiro dos últimos 16 anos, com 48,7%, anunciou a Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA).

De acordo com os dados provisórios mensais compilados pelo gabinete de estudos da AHETA, o Algarve superou assim, em fevereiro, os valores registados para a taxa de ocupação por quarto desde 2007.
 
Por zonas geográficas, as maiores subidas face a 2020 ocorreram nas zonas de Portimão / Praia da Rocha (+16,5pp), Monte Gordo / Vila Real de Santo António (+11,1pp) e Tavira (+7,2pp).
 
Este valor representa um aumento de 5,4 pontos percentuais comparativamente com fevereiro de 2019, ano em que a atividade turística bateu recordes na região e não tinha ainda sido afetada pelas restrições impostas pela pandemia de Covid-19.
 
Face ao mesmo mês de 2020, ano em que o Carnaval foi no dia 25, os mercados que mais contribuíram para a subida verificada foram o nacional, com mais 1,4 pontos percentuais, o neerlandês e o britânico, ambos com mais 0,9 pontos percentuais, e o norte-americano, com mais 0,5 pontos percentuais.
 
De acordo com o presidente da Câmara Municipal de VRSA, Álvaro Araújo, a contribuir para estes bons números está a igualmente a política de eventos desenvolvida pelo município, nomeadamente ao nível desportivo, onde se destacaram o «Open Internacional de Ténis de VRSA», o Torneio de Desenvolvimento da UEFA sub-16, ou o «Eurolax Sixes Cup» – Torneio Internacional de Lacrosse, provas que reuniram centenas de atletas.