Para a autarquia, a reabertura do posto, "vem colmatar uma lacuna sentida há vários anos, ao restituir à freguesia de Monte Gordo um espaço dedicado exclusivamente à receção e apoio aos visitantes", sendo "uma antiga pretensão de comerciantes, empresários da hotelaria, residentes e turistas".
Num comunicado, o Município refere que o novo espaço, "com design moderno e funcional, está totalmente adaptado às exigências do turismo atual e reforça a estratégia da autarquia para a valorização dos serviços turísticos nas três freguesias do concelho".
Na cerimónia de inauguração, o presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Álvaro Araújo, sublinhou a centralidade do turismo na economia local. “Temos procurado atrair outros tipos de investimento, mas o turismo continuará sempre a ser a principal atividade económica do nosso concelho. É fundamental continuarmos a apostar na qualificação da nossa oferta e na promoção do território”, referiu.
O autarca destacou ainda que o concelho passa agora a dispor de três postos de turismo — em Vila Real de Santo António, Monte Gordo e Praia da Manta Rota — garantindo a presença destes serviços em todas as freguesias.
Também presente na cerimónia, o presidente da Região de Turismo do Algarve, André Gomes, congratulou a autarquia pela iniciativa e relembrou que o concelho ultrapassou, pelo segundo ano consecutivo, um milhão de dormidas oficialmente registadas. “Estes números contribuem de forma significativa para a notoriedade do Algarve enquanto destino turístico de excelência e justificam plenamente o reforço da rede de postos de turismo na região”, afirmou.
Atualmente, existem 22 postos de turismo em toda a região do Algarve.