Economia

Monterosa convida a conhecer o mundo do azeite

 
Diretores José Dâmaso e Eduardo Martins
Diretores José Dâmaso e Eduardo Martins  
Existe uma uma nova atracão turística no Algarve; o Olivoturismo.

PUB
 
A Empresa Monterosa, situada em Moncarapacho, concelho de Olhão, tem vindo a promover uma nova forma de turismo que tem sido bem acolhida pelos visitantes.
 
Há dois anos atrás e, à semelhança do que vem aocntecendo noutros destinos turísticos, a empresa Monterosa abriu as portas do seu olival e lagar aos interessados pelo mundo da oliveira e do azeite.
 
Os visitantes chegam ao lagar das mais variadas formas. Quer através marcação da visita no site, quer acompanhados de operadores turísticos especializados, ou até nos simples “tuk tuk”.
 
O objetivo da empresa é mostrar como se faz azeite virgem extra de quinta de alta qualidade na região do Algarve. Um guia multilinguístico formado como provador de azeites pelo Instituto Superior de Agronomia acompanha os visitantes durante aproximadamente uma hora e meia e dá-lhes a conhecer a história milenar da oliveira, o processo específico Monterosa no que respeita ao cultivo do olival, a apanha da azeitona e a moagem no antigo lagar romano, que hoje em dia foi adaptado com tecnologia moderna.
 
A degustação encerra o circuito; após uma explicação de como provar e apreciar um azeite virgem extra, o visitante é convidado a escolher entre quatro monovarietais Monterosa (Maçanilha, Cobrançosa, Picual e Verdeal) e um Selection Monterosa de base Frantoio, quais deseja provar.
 
No final da visita, quem o desejar, poderá comprar azeite em garrafas de 250ml, 500ml ou num kit de degustação de garrafas de 20ml, ou encomendá-lo mais tarde quando regressarem aos seus países de origem através da loja on-line.
 
Em 2017, foram quase 4.000 os visitantes das mais variadas regiões do mundo que chegaram ao olival e lagar Monterosa.