Sociedade

Monumento de homenagem aos combatentes são-brasenses inaugurado no Dia do Município

São Brás de Alportel inaugurou no dia do Município, o monumento aos combatentes do concelho, no Quarteirão Fonte Maria, a norte da vila, na Rua das Comunidades Portuguesas.

PUB
A construção do monumento aos combatentes são-brasenses, num investimento de 63.963 euros, crescidos de IVA, é o culminar da iniciativa de tributo aos combatentes à qual a Câmara Municipal deu início em 2021, tendo contado com a colaboração da Junta de Freguesia e da Liga dos Combatentes e o envolvimento da comunidade são-brasense.
 
Em nota de imprensa, a autarquia refere que nos últimos dois anos, foi possível identificar cerca de 130 combatentes da Guerra do Ultramar e publicar, com a colaboração dos jornais locais, mais de 50 relatos de memória, que mensalmente são publicados na imprensa local e também nas redes sociais e página do município na internet.
 
 
Este monumento pretende prestar homenagem a todos os são-brasenses que ao longo de todos os tempos e por todos os continentes, combateram nas mais diversas guerras, conflitos e missões, pelo seu contributo à paz, regista a mesma nota.
 
A escultura é composta por cinco blocos de pedra da região, cinco como os continentes, os oceanos ou os elementos da natureza, esculpidos a brecha e calcário, talhados por mestres locais e das pedreiras do concelho, que procura simbolizar a dureza, a resistência e a resiliência dos antigos combatentes e das suas famílias. No verso, um mapa mundo lembra todos os continentes por onde estiveram os são-brasenses e todos os países que vivem conflitos armados, em solidariedade para com todas as suas populações.
 
No ocasião, o vice-presidente da Liga dos Combatentes, Major General Fernando Aguda, sublinhou que os combatentes têm sempre consigo um desejo ardente comum: a paz. Objetivo que sublinhou, também é encontrado junto ao novo monumento são-brasense que procura ser o mote para a reflexão sobre as formas de construção da paz.
 
"Maduros na vida, mas jovens, estamos aqui para confraternizar e passar testemunho às novas gerações", afirmou. A sua mensagem ficou marcada pela entrega das mais elevadas condecorações a feridos em combate.
 
 
O presidente do Núcleo de Faro da Liga dos Combatentes, Henrique André, agradeceu à Câmara Municipal, à Junta de Freguesia e às Assembleias Municipal e da Junta de Freguesia de São Brás de Alportel pelo apoio que têm dado na dinamização da Delegação do Núcleo em São Brás de Alportel, tendo aproveitado para presentear o presidente da Câmara Municipal, Vitor Guerreiro, a vice-presidente, Marlene Guerreiro, e o presidente da Junta de Freguesia, João Rosa com medalhas, símbolo de reconhecimento por este apoio.
 
O autarca Vitor Guerreiro, disse sentir que este monumento e as homenagens realizadas no dia 1 de junho, saldaram uma dívida que os são-brasenses tinham para com a sua história e os seus combatentes. "É o agradecimento sentido da nossa comunidade, a todos aqueles que ao longo da história serviram a Pátria, honrando o país e o concelho", sublinhou deixando também uma mensagem de agradecimento e reconhecimento às famílias dos combatentes. "Que a história de coragem e união dos nossos combatentes, nos sirva de exemplo e de inspiração, para que possamos vencer estes exigentes desafios e que possamos assim trilhar os caminhos da igualdade, da tolerância e da paz".
 
 
Seguiu-se uma homenagem aos combatentes caídos na I Grande Guerra e na Guerra do Ultramar, com entrega de medalhas aos familiares mais próximos e a entrega de medalhas aos antigos combatentes que sobreviveram.  A cerimónia terminou com um toque de silêncio, a deposição de três coroas de flores no monumento, o toque de continência aos mortos e o toque de alvorada.