Sociedade

Quarteira recebe formação na área da costura

No passado dia 29 de outubro, teve início uma ação de formação modular certificada na área da costura (Exercícios em Tecido e Iniciação à Confeção de Peças), com a duração total de 50 horas, promovida pelo Centro de Emprego e Formação Profissional de Faro do IEFP - Instituto de Emprego e Formação Profissional.

PUB
A ação foi dirigida a 15 cidadãs que se encontram em situação de desemprego e de exclusão social, residentes nos bairros sociais da Amendoeira e da Abelheira, em Quarteira.
 
Segundo regista a Junta de Freguesia de Quarteira em comunicado, o objetivo desta formação consiste em promover e potenciar, através da educação e da formação, a empregabilidade destas cidadãs que pretendem integrar-se profissionalmente na área dos serviços de costura, necessitando, para isso, de adquirir mais competências.
 
Esta iniciativa garante que, através da formação, as participantes possam melhorar a sua situação laboral. Segundo Telmo Pinto, presidente da junta de Quarteira, «o nosso objetivo é promover a igualdade de direitos a toda a população e esta formação é mais um exemplo disso».
 
Refira-se que, esta iniciativa surge no âmbito do projeto Akredita + E7G, que resulta de um trabalho de estreita articulação entre as comunidades dos bairros da Abelheira e da Amendoeira, a Associação Akredita em Ti, o Centro Qualifica da ASMAL -Associação de Saúde Mental do Algarve, a Junta de Freguesia de Quarteira, o Centro de Emprego e Formação Profissional de Faro do IEFP - Instituto de Emprego e Formação Profissional, a Câmara Municipal de Loulé e o Agrupamento de Escolas Dra. Laura Ayres.
 
O projeto Akredita+, gerido pela Associação Akredita em Ti e promovida pela Junta de Freguesia de Quarteira, tem como objetivos promover o direito à educação, proteção e capacitação psicossocial de crianças, jovens e familiares expostos a situações de vulnerabilidade. Fomenta o sucesso escolar, o aumento das qualificações, a corresponsabilização dos familiares no processo educativo, a ocupação saudável dos tempos livres, o desenvolvimento de variadas competências e a participação ativa na cidadania.
 
Este projeto tem como parceiros a Junta de Freguesia de Quarteira, a Câmara Municipal de Loulé, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco de Loulé, o Agrupamento de Escolas Dra. Laura Ayres, o Instituto Português do Desporto e Juventude, I. P. - Direção Regional do Algarve, o G.A.TO. – Grupo de Ajuda a Toxicodependentes e o Centro Qualifica da ASMAL -Associação de Saúde Mental do Algarve.