Sociedade

Moradores dos bairros de Quarteira votaram e os projetos foram executados

No espaço de dez meses, os moradores destes bairros foram chamados a participar em sessões de esclarecimento, em encontros comunitários para a apresentação de propostas, na análise de viabilidade das ideias e votação dos projetos finalistas.

PUB
O projeto "Quarteira Decide", atribuiu a cada bairro, uma verba de cinco mil euros. Os projetos mais votados apontaram maioritariamente para a criação de pequenas estruturas ou instalação de equipamentos que convidam ao usufruto coletivo do espaço público e ao convívio comunitário.
 
O projeto vencedor no bairro do IGAPHE foi a criação de um parque infantil e a colocação de alguns bancos públicos. No bairro da Checul, a verba atribuída viabilizou a implementação dos dois projetos mais votados, a saber: um mapa do bairro e uma zona de estar, com bancos e máquinas de exercício físico. 
 
Segundo os participantes, a ideia do mapa do bairro, surgiu para responder a um problema sentido pelos moradores, quando em situações de emergência têm dificuldades em comunicar às autoridades a localização exata das respetivas habitações. O mapa foi entregue em todas as casas e no posto da GNR, quer na sala de comando, mas também nas viaturas que fazem o patrulhamento público.
 
Na Abelheira e na Amendoeira venceu a criação de um espaço de estar, com mesas e bancos, para que os moradores possam ter uma área de confraternização e convívio. 
 
Apesar das limitações de recursos, o projeto "Quarteira Decide" concretizou as prioridades de cada bairro, até ao limite do orçamento atribuído, superando inclusive as expetativas iniciais, graças ao apoio suplementar da Junta de Freguesia de Quarteira.
 
Em jeito de balanço, os promotores do projeto dizem ter ficado evidente que a existência de espaços para o exercício da participação cívica «é vital para o reforço do capital social destes territórios e para o combate à alienação e à
desconfiança entre moradores e destes para com as instituições». 
 
O projeto «Quarteira Decide» conta com o apoio da incubadora alemã Civic Europe e é promovido por uma parceria composta pela Associação Oficina, a Junta de Freguesia de Quarteira, a Câmara Municipal de Loulé e a Associação Akredita em Ti.