A taxa de mortalidade infantil, em crianças com menos de 15 anos, provocada por acidentes de viação diminuiu 56% entre 2010 e 2014, um número muito expressivo e também conseguido através do Projeto B C & Y, uma iniciativa da Direção Geral de Saúde na promoção da segurança rodoviária, onde colaboram a Dorel, a Fundação Mafre e a Associação para a Promoção da Segurança Infantil.
O projeto, que arrancou em 2011 e apenas termina em 2020, está presente em 55 maternidades e centros de saúde do SNS e chegou a 60 mil pais com informação sobre o uso correto dos sistemas de retenção de crianças nos automóveis.
Desde 2010 e até 2016, o número de crianças até aos 12 anos a viajar com sistema de retenção automóvel utilizado corretamente aumentou 10%, tendo o projeto dado formação a 250 profissionais de saúde que, por sua vez, envolveram mais de 6000 profissionais de saúde.
Recentemente o projeto voou até aos Açores, onde está a iniciar o seu trabalho nas Unidades de Saúde de Ilha e no Hospital de Ponta Delgada.
Questões como 'Como fixar corretamente as cadeiras-auto ao automóvel? Como colocar corretamente o arnês? Que cadeira-auto deve usar?' continuam a ser, exemplos de questões que profissionais de saúde e pais estão a ver respondidas no âmbito do projeto
Até 2020, para além do trabalho que vai continuar a ser realizado nos hospitais e centros de saúde, o objetivo é trabalhar igualmente junto das unidades privadas de saúde, forças de segurança, empresas de táxi, transportes públicos e transporte escolar.
Algarve Primeiro