Sociedade

Mosaicos Romanos da Villa de Milreu (Estói- Faro) restaurados

A Direção Regional de Cultura do Algarve informou esta segunda-feira que iniciou a primeira fase de trabalhos de conservação e restauro de um conjunto de Mosaicos das Ruínas Romanas de Milreu.

PUB
 
Os mosaicos que estão a ser intervencionados correspondem a uma fase de remodelação e ampliação da Villa Romana nos séculos III e IV d.C., nomeadamente o famoso pavimento "dos peixes e da lula sorridente" e os pavimentos dos cubicula, que lhe estão anexos. Esta intervenção tem como objetivo, segundo a Direção Regional, "a conservação e a preservação do conjunto, bem como melhorar a leitura e a compreensão deste importante conjunto artístico".
 
Os trabalhos de conservação e restauro estão a cargo da firma "Nova Conservação – Restauro e Conservação do Património Artístico e Cultural, Lda" e estão previstos ter a duração de 5 meses.
 
 
O custo desta intervenção é de 30 078,00 € (IVA incluído) e enquadra-se no «Projecto de Conservação Requalificação das Ruínas Romanas de Milreu», no valor total de 529 870,00 €, aprovado pelo «Programa CRESC Algarve 2020», com previsão de execução até 2020.
 
No trabalho em curso estão a ser realizadas ações de limpeza dos mosaicos, tratamento de infestantes, aplicação de argamassas de consolidação e refechamento de juntas.
 
Os muros e os revestimentos das paredes dos compartimentos que integram os painéis de mosaicos serão também alvo de trabalhos de reparação e consolidação.
 
Estas ações irão condicionar a circulação no Monumento, facto pelo qual a Direção Regional de Cultura pede a maior compreensão.