Um Mar de Filmes! Mostra de cinema documental de cariz etnográfico ao ar livre encontra-se a decorrer em 3 monumentos da região do barlavento algarvio: Fortaleza de Sagres, Monumentos Megalíticos de Alcalar e Ermida de Nª Sra de Guadalupe, nos sábados de setembro.
A próxima exibição será do filme “A Mãe e o Mar” de Gonçalo Tocha, na Fortaleza de Sagres, no dia 15 de setembro, pelas 21 horas.
De acordo com informação avançada pela Direção Regional de Cultura do Algarve, o filme a ser exibido, retrata um mito real perdido, filmado na praia de Vila Chã, em Vila do Conde, procurando as mulheres do mar, chamadas mulheres-arrais, ou “pescadeiras”, tidas como caso único em todo o mundo. Mas onde estão elas? E onde estão os 120 barcos de pesca artesanal? Aqui, elas são representadas por Glória, a única mulher que, depois de tantos anos e tantas adversidades, ainda se atreve a enfrentar o mar. Através de entrevistas e várias conversas onde se recorda o passado, o realizador revela como estas mulheres desafiaram a tradição e obtiveram licenças de pesca, dedicando a sua vida a uma profissão predominantemente masculina. Dos 120, sobram 9 barcos e uma única mulher pescadeira. Em terra de brava gente do mar, filma-se a paixão da pesca, a paixão do mar.
“Um Mar de Filmes!” é um projeto do Rizoma Lab - Associação Cultural e tem a coordenação artística e curadoria de Luísa Baptista, produção técnica de Pedro Glória e conta com Carolina Rufino e Diogo Vilhena como programadores associados.
Programa
Fortaleza de Sagres | 15 de Setembro | 21 horas - Exibição do filme “ A Mãe e o Mar” de Gonçalo Tocha;
Ermida de Nª Sra de Guadalupe | 22 de Setembro | 21 horas - Exibição do filme “ Pedra e Cal” de Catarina Alves Costa;
Monumentos Megalíticos de Alcalar | 29 de Setembro | 21 horas - Exibição do filme “Medronho todos os Dias – Unedo Omnes Dies”de Sílvia Coelho e Paulo Raposo. (Jornadas Europeias do Património).
“Medronho Todos os Dias” fará o encerramento da Mostra. Este filme acompanha o saber singular do processo de produção de aguardente de medronho e a sua presença por toda a região de Monchique. Esta sessão conta com a presença do Grupo Coral da Confraria de Medronho, seguido de uma prova de medronho.
“Um Mar de Filmes!” está integrado no DiVaM 2018 – Dinamização e Valorização dos Monumentos – programa cultural organizado pela Direção Regional de Cultura do Algarve e tem a colaboração do Museu Municipal de Portimão/ Câmara Municipal de Portimão e apoio da Quinta do Barranco Longo.