Cultura

Mostra Fronteiras entre Vila Real de Stº António e Ayamonte abre com projeção do filme "20.000 espécies de abelhas"

20.000 espécies de abelhas
20.000 espécies de abelhas  
O filme da diretora espanhola Estíbaliz Urresola "20.000 espécies de abelhas", prémio LUX de Cinema Europeu, vencedor de um Urso de Prata em Berlim, três prémios Goya e a Bisnaga de Ouro, como melhor filme no Festival de Málaga, abre a 5ª Mostra Internacional de Cinema FRONTEiRAS.

Este evento, ocorrerá em simultâneo nas duas margens da Eurocidade do Guadiana, com um calendário de projeções entre os dias 29 de maio e 1 de junho, assim como aulas formativas, exposições e um concerto de encerramento com Rocío Marquez e Bronquio.
 
"20.000 espécies de abelhas" conta a história de Cocó, uma criança de oito anos, que não corresponde às expectativas alheias e não entende o porquê. Todos ao seu redor insistem em chamar-lhe Aitor, contudo ele não se reconhece/identifica nesse nome. Durante as férias de verão, numa casa ligada à criação de abelhas, Cocó explora a sua identidade de género, próximo às mulheres da sua família, que também refletem sobre a sua própria feminilidade. 
 
A jornada inaugural, conta com a projeção desta longa metragem em Vila Real de Santo António, às 17h30 (hora local), e posteriormente em Ayamonte, às 21h00 (hora local), com entrada gratuita até lotação máxima. 
 
As projeções continuam quinta, sexta-feira e sábado no Teatro Cardénio em Ayamonte, enquanto que o ato de encerramento, com a apresentação do projeto Terceiro Céu, está previsto para o Centro de Congressos de Ayamonte, no dia 1 de junho, pelas 21h00 (hora local). As entradas para este concerto podem ser adquiridas através de https://entradium.com/events/rocio-marquez-bronquio-tercer-cielo
 
O Prémio do Público LUX é uma iniciativa do Parlamento Europeu e da Academia Europeia de Cinema. Anualmente, este prémio reconhece o cinema europeu, que pretende sensibilizar para questões sociais políticas e culturais da atualidade europeia.
 
Está edição da Mostra Internacional de Cinema FRONTEiRAS conta com a organização de FRONTEIRAS - Associação Cultural, Município de Ayamonte e apoios de Europe Direct Algarve, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, I.P. e do Município de Vila Real de Santo António.