Desporto

Moto GP não vai ter público

O próximo grande evento marcado para este mês de novembro no Autódromo Internacional do Algarve em Portimão, não vai ter público, garantiu hoje o primeiro-ministro António Costa, na comunicação que fez ao país, após o Conselho de Ministros extraordinário realizado esta tarde com vista a apresentar novas medidas para controlar a propagação da covid.19.

PUB
António Costa anunciou o confinamento parcial em concelhos com mais de 240 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, estando o concelho de São Brás de Alportel, abrangido pelas novas medidas e sendo o único na região do Algarve. Ao todo são 121 os concelhos que se encontram na mesma situação.
 
Quanto ao Moto GP, informou que já foi comunicado ao promotor que o próximo Grande Prémio de motos não terá público, "porque já está revelada a incapacidade de organizar eventos com público e não podemos voltar a correr riscos", justificou.
 
O primeiro-ministro disse que ao contrário do que aconteceu nas atividades mais diversas, "no âmbito cultural, religioso, político e até desportivo, onde houve acontecimentos com público em que foi tudo bem organizado e as regras foram todas cumpridas e não houve problemas, o que aconteceu no Grande Prémio de Fórmula 1, em Portimão, no fim de semana passado é absolutamente inaceitável e irrepetível".
 
Recorde-se que esta sexta-feira, Ana Cristina Guerreiro, delegada regional de saúde do Algarve, admitiu em conferência de imprensa que um dos aspetos "que não saiu muito bem, foi a permissão do público a alterar o seu lugar, e fizeram-no". Outra situação referida foi "a pouca exigência dos vigilantes que aconselhavam as pessoas a colocarem as máscaras mas eram pouco firmes". 
 
Aconselhou que para o Moto GP, a vigilância teria de ser "mais apertada e eventualmente com a colocação de separadores físicos entre setores". Outra sugestão que deixou passou pela necessária redução do público.