Sociedade

Motociclistas plantam centenas de árvores autóctones desde o nordeste transmontano até ao Algarve

Sem deixar cair no esquecimento o drama vivido nos muitos locais afetados pelos fogos florestais de 2017, a Federação de Motociclismo de Portugal voltou a levar esperança às populações do interior, ajudando a plantar centenas de árvores autóctones durante a quarta edição do Portugal de Lés-a-Lés Off-Road.

PUB
 
Evento mototurístico que levará 350 participantes de Macedo de Cavaleiros a Albufeira, com paragem em Castelo Branco e Reguengos de Monsaraz, de 26 a 29 de setembro, em contacto direto com a natureza ao trocar o asfalto das estradas nacionais em prol dos estradões e outros caminhos de terra batida.
 
A iniciativa de sensibilização, agora essencialmente voltada para os mais novos, começará no Polo 1 do Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros no dia 26, às 10h30, onde 250 crianças irão ajudar na plantação simbólica de um sobreiro no espaço da escola, antes de receberem uma árvore para plantarem nos seus quintais ou terrenos. 
 
Ação que prossegue no dia seguinte em Castelo Branco e depois, na sexta-feira (dia 28 às 10h30), com 25 meninos e meninas, do Jardim de Infância de Caridade, em Reguengos de Monsaraz, antes da chegada a Albufeira. 
 
Árvores como sobreiros, medronheiros ou zelhas serão acompanhadas por uma banda desenhada explicativa, em linguagem simples, das inúmeras vantagens das árvores autóctones, passando a mensagem através dos mais novos sobre a maior resistência aos fogos florestais ou da importância na preservação da fauna bem como das linhas de água.
 
A segunda etapa da Campanha Reflorestar Portugal de Lés a Lés, promete reforçar o sucesso alcançado em 2017 quando foram plantadas 3750 árvores autóctones nos oito concelhos abrangidos pelo percurso do evento turístico organizado pela Comissão de Mototurismo da Federação de Motociclismo de Portugal, entre Boticas e Silves. 
 
Aventura de descoberta e prazer de condução em todo-o-terreno ligando os extremos norte e sul do mapa continental, de sucesso crescente confirmado pelo aumento de participantes, incluindo quase meia centena de mototuristas estrangeiros na 4.º edição de evento turístico que permite ver País de forma bem diferente.