Trata-se de um evento exclusivo para motorizadas até 50cc e proprietários apaixonados por clássicos.
A Concentração dos participantes está marcada para as 18 horas na Praça Al´Mutamid em Silves, no mesmo lugar onde às 20 horas será dada a partida, confima a organização em comunicado.
"Uma aventura de quase 2000 quilómetros com motorizadas de 50cc e com idade superior a 30 anos em menos de 80 horas, e onze participantes que irão percorrer Portugal de norte a sul com algumas das motorizadas que fizeram sucesso em Portugal nos anos 60 e 70", avança o mesmo comunicado.
"Há ainda duas Vespas a quebrar a hegemonia das motos nacionais, duas clássicas italianas conhecidas em todo mundo, onde o maior contraste se encontra entre as motorizadas de marca Sachs. Um modelo bem conhecido como a V5 não podia faltar", descrevem os organizadores.
O objetivo só será atingido se chegarem ao fim todas as motorizadas e em conjunto.
Segundo Nelson Gonçalves, organizador e também participante, "isto não é um passeio, nem uma corrida é uma prova de resistência para as máquinas que adoramos. Para os participantes é uma prova à paciência e à capacidade de entre ajuda. As dificuldades para atingir o objectivo vão ser grandes se atendermos a que a primeira etapa tem 700 quilómetros percorridos de noite. São mais de 20 horas a rodar seguido, numa altura em que está muito frio e com motos bem diferentes entre elas".
A organização acredita que o objetivo irá ser atingido e que a volta a Portugal em 80 horas será uma realidade para todos os participantes.
O programa começa hoje com a concentração dos participantes a partir das 18 horas, na Praça Al´Mutamid em Silves, às 20h00.
A primeira etapa liga Silves – Fontes a Sta. Marta de Penaguião.
O percurso de 720 quilómetros será realizado durante a noite pela Estrada Nacional2, "serão mais de 20 horas a rolar em estrada e com a noite bem fria", frisa a organização.
A segunda etapa no dia 7 liga Fontes a Santa Marta de Penaguião a Coimbra.
A terceira etapa fará a ligação de Coimbra a Bombarral e a quarta etapa, acontece dia 9 ligando Bombarral a Silves, ou seja, são 500 quilómetros de extensão desde Bombarral em direção a Setúbal. Aí serão acompanhados pelo moto-clube de Setúbal até ao Ferryboat atravessando para Troia. A etapa continua pelas estradas da Costa Vicentina até Sagres. Em Sagres seguem pela EN 125 até ao ponto de partida na Cidade de Silves.
Fotos:Francisco Ávila