Periodicidade: Diária | siga-nos | seja fã
PUB
 

Movimento manifesta-se pela "restauração da qualidade e bom funcionamento" do CMR Sul

Movimento manifesta-se pela "restauração da qualidade e bom funcionamento" do CMR Sul
Imprimir Partilhar por email
12-09-2019 - 15:44
A Movimento Determinante (Associação de Cidadãos com Deficiência, seus Cuidadores e Amigos) irá realizar uma manifestação no próximo dia 20 de setembro, às 11 horas, à entrada do CMR Sul – Centro de Medicina Física e de Reabilitação do Sul, sobre o que diz "em defesa da restauração da sua qualidade e bom funcionamento".
 
Segundo o Movimento esta ação acontece na sequência "das promessas não concretizadas" da administração do CHUA – Centro Hospitalar Universitário do Algarve de que o CMR Sul estaria a funcionar em pleno em dezembro de 2018 e de que nesse mesmo ano já teria autonomia própria, além de não ter sido cumprido o previsto no Decreto-Lei n.º 101/2017, de 23 de agosto, que garante «uma governação clínica com o grau de autonomia adequado, que assegure e potencie a elevada diferenciação do perfil assistencial na área da medicina física e reabilitação» estipulando que «a governação dos polos de prestação de cuidado deve ter a autonomia adequada para maximizar a eficiência na utilização dos recursos, fazendo uso de modelos inovadores de gestão, nomeadamente através de Centros de Responsabilidade Integrada, a concretizar no respetivo regulamento interno, que deverá ser adaptado em conformidade».
 
Para a Movimento Determinante, o que se observa é que os recursos humanos e os meios materiais têm vindo "sistematicamente a decair", não permitindo a intervenção necessária e adequada à reabilitação dos seus utentes regulares e à assistência a novos. Do mesmo modo, também o compromisso da administração e da direção do CMR de operacionalizar a proposta da Movimento Determinante de assistência e hospitalização domiciliárias não se cumpriram.
 
"Desde a integração no CHUA, o CMR Sul não tem tido um modelo de gestão financeira e de recursos humanos que permita estabilizar o corpo de técnicos (enfermeiros e terapeutas) e admitir assistentes operacionais, pelo que a sobrecarga de trabalho, os maus salários e a desorganização funcional têm motivado uma constante saída para outras instituições de saúde (sobretudo as particulares), tanto de técnicos antigos como dos recentes", justifica a Determinante em comunicado.
 
Uma situação que tem implicações no internamento, limitado na ocupação e funcionamento, e nas terapias, que deixaram de poder ser intensivas ou adequadas às necessidades dos utentes ou de ser alargadas a novos utentes. Por outro lado, a inexistência de materiais de consumo básico "é ridícula", frisa o mesmo comunicado, onde "há tratamentos e terapias que não se podem fazer porque faltam seringas, plásticos ou as pilhas requeridas. E, quanto às ajudas técnicas (próteses, cadeiras de rodas, etc.), necessárias, e muitas vezes imprescindíveis, à independência funcional e melhoria da qualidade de vida dos deficientes, não têm tido a resposta adequada, sendo que a demora nas entregas ultrapassa já um ano e meio".
 
Para o Movimento esta realidade deve-se "fundamentalmente" a duas razões: a dotação orçamental insuficiente, agravada pela retenção financeira nas fontes, e os critérios políticos na nomeação dos cargos dirigentes do Serviço Nacional de Saúde, incluindo os do CHUA e do CMR Sul.
 
 
COMENTÁRIOS
 
PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
Despiste na Via do Infante com um morto

Despiste na Via do Infante com um morto

ver mais
 
 
  
PUB
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Algarve 2020 aprova 1 milhão para estágios nas autarquias da região

Algarve 2020 aprova 1 milhão para estágios nas autarquias da região

ver mais
 
Tavira recebe "Maré de Contos"

Tavira recebe "Maré de Contos"

ver mais
 
Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza de Sagres já tem data confirmada

Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza de Sagres já tem data confirmada

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio