Ambiente

Movimento quer Centro de Experimentação Agrária de Tavira para os agricultores

 
Agricultores e cidadãos organizam marcha de protesto "o CEAT também é dos Agricultores" a acontecer no dia 03 de dezembro pelas 16h00, com início frente à Câmara Municipal de Tavira, terminando frente ao Centro de Experimentação Agrária de Tavira (junto à estação de comboios).

O Movimento de Cidadãos pelo CEAT e Hortas Urbanas de Tavira, faz saber que a manifestação decorre enquanto se discute o plano estratégico nacional da política agrícola comum (PEPAC), onde serão reivindicadas infraestruturas de apoio no CEAT, espaço público do estado português tutelado pelo Ministério da Agricultura.
 
Ao mesmo tempo denunciam, «a destruição do conceito de "centro agrário" e a total deturpação do propósito histórico para o qual foi desenvolvido este espaço que conta com 95 anos de existência». Exigem que a Delegação do Sotavento da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve apoie e sirva os agricultores, «os quais são justamente os garantes da segurança alimentar e da produção dos produtos que alicerçam os valores e princípios da apregoada Dieta Mediterrânica e da alimentação sustentável».
 
Afirmam, que encontram-se em «vias de extinção» e enfrentam inúmeras dificuldades, nomeadamente a falta de suporte e infra estruturas públicas que assegurem a formação de agricultores e trabalhadores agrícolas no âmbito de cursos práticos de poda, enxertia, apicultura, horticultura, fruticultura, máquinas agricultura, competências ligadas às cadeias de produção e comercialização, bem como de carências no que concerne à aprendizagem de práticas mitigadoras das mudanças climáticas no âmbito duma agricultura regenerativa, biológica ou tradicional.
 
Para o Movimento, os agricultores ficaram «sem casa», atendendo a que o atual plano para um novo Pólo de Inovação para a Alimentação Sustentável (Terra Futura) «privilegia na prática todo o tipo de entidades, atividades e interesses menos os interesses dos agricultores e de uma agricultura realmente sustentável, preservadora da biodiversidade e produtora de alimento bom, limpo e justo».
 
Na sessão ocorrida na quarta-feira, 24 de novembro de 2021, de apresentação da nova arquitectura para o Centro de Experimentação Agrária de Tavira (CEAT), como pólo de inovação, onde esteve presente a Ministra da Agricultura, o Movimento de Cidadãos pelo CEAT e Hortas Urbanas de Tavira, lamenta que para os agricultores não haja lugar naquela que deveria ser a casa dos agricultores e de apoio a todos os agricultores. Explica que o edificado que é historicamente para a formação dos agricultores passa a ser para uma clínica biomédica, a ABC Biomedical Center «e porventura o restante edificado é entregue a outras entidades sem qualquer ligação direta à agricultura».
 
Foi anunciado que a antiga estação agrária de Tavira vai receber um campus ligado à dieta mediterrânica, mais um centro digital de bem-estar e cuidado no envelhecimento, através de um protocolo assinado entre a Algarve Biomedical Center, a autarquia tavirense e a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, contudo, o Movimento lembra que «essa clínica é o edifício que sempre serviu para dar formação aos agricultores».