Sociedade

Mudança para o horário de inverno sem stress

Foto - Depositphotos  
Os relógios vão atrasar uma hora na madrugada deste domingo.

PUB

Quando forem 02:00 em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira, os relógios atrasam 60 minutos, passando para a 01:00. Na Região Autónoma dos Açores, a mudança será feita à 01:00 da madrugada de domingo, passando para as 00:00.

A mudança para a hora de inverno tem sido amplamente debatida, contudo, ainda não foram reunidos consensos, pelo que, permanece a imposição de atrasar os ponteiros 60 minutos no último domingo de outubro. De acordo com os especialistas, existem alterações no ritmo de sono, no humor, no apetite e na concentração que podem ser minimizados com algumas orientações que deixaremos abaixo.

Vários estudos têm associado a mudança da hora a efeitos nos padrões de sono, na produtividade e na saúde mental e cardiovascular. As teorias não são consensuais, mas a prática revela por vezes dificuldades na adaptação aos novos horários.

Segundo os entendidos na matéria, a mudança da hora pode dar origem a alterações no sono e consequentemente maior cansaço, dores de cabeça, redução da concentração e do estado de alerta. Os investigadores afirmam que, o maior impacto verifica-se nas crianças e adolescentes que apresentam mais sonolência e cansaço, acompanhados de desconcentração durante algumas semanas após a mudança do horário.

Estratégias para lidar com a mudança da hora:

-Mude a hora, mas vá para a cama no horário habitual;

-Procure dormir o mesmo número de horas;

-Desligue os ecrãs pelo menos uma hora antes de ir dormir para que possa relaxar e despreocupar-se;

-Converse sobre aquilo que o inquieta ou preocupa;

-Diga o que sente e ouça quem também está ao seu lado;

-Faça refeições leves à noite e procure deitar-se sempre à mesma hora;

-Mantenha o quarto limpo, arrumado e organizado, sem esquecer que, num ambiente escuro conseguirá ter um sono mais profundo e um descanso efetivo;

-Planeie o dia seguinte de modo a ir para a cama descansado;

-Deite-se e levante-se cedo e sempre à mesma hora para evitar grandes flutuações na rotina e nos padrões de sono;

-Passe o máximo tempo ao ar livre, descontraia, esteja  com quem ama e procure relaxar, conversar, distrair-se, fazer algo de que gosta e cansar o físico e a mente para poder dormir melhor.

Apanhar sol também ajuda a regular o ritmo circadiano e logo, proporcionar uma melhor noite de descanso. Em três dias, certamente que já estará habituado ao novo horário, mas mantenha as dicas no tempo, pratique diariamente exercício físico, alimente-se bem e conviva o mais que puder, recomendam os especialistas.