Desporto

Mundial de Natação de Síndrome de Down 2022 vai ser em Albufeira

 
O Mundial de Natação de Síndrome de Down – o maior evento de desporto adaptado jamais realizado em Portugal, volta a Albufeira em 2022.

 
A Câmara Municipal de Albufeira, a Federação Portuguesa de Natação e o Futebol Clube de Ferreiras empenharam-se para que esta prova, que passou pelas Piscinas Municipais em 2008, pudesse voltar a Albufeira. A confirmação foi dada hoje pelo Município. 
 
A Autarquia lembra em comunicado que a modalidade tem um "digno representante no concelho" - o Futebol Clube de Ferreiras - que em 2018 teve uma prestação "notável" no Mundial de Natação de Síndrome de Down no Canadá, com os atletas do clube a trazerem para casa o título de Vice-campeão do Mundo nos 50m Bruços, a medalha de bronze nos 4x50 Estilos e o 3º lugar em Estafetas, nas categorias 4x50 Estilos e 4x100 Estilos.
 
O presidente da Câmara Municipal de Albufeira mostrou-se satisfeito com esta notícia. “É para nós uma honra e um desafio podermos acolher e colaborar na organização de uma prova tão importante, pela segunda vez – 2008 foi o ano em que o Mundial de Natação de Síndrome de Down se realizou pela primeira vez em Portugal, precisamente em Albufeira – o que confirma que as Piscinas Municipais continuam a preencher todos os requisitos impostos a campeonatos desta natureza e destas dimensões e que Albufeira é uma cidade inclusiva, que aposta numa política de integração dos cidadãos portadores de deficiência”. José Carlos Rolo sublinha que “esta candidatura resulta de um trabalho concertado entre diversas entidades e agora é tempo de continuarmos esta parceria, para que consigamos repetir ou elevar o sucesso de 2008”. O autarca deixa ainda uma palavra para o “esforço, trabalho e persistência destes atletas e familiares em ultrapassar todas as dificuldades, quer no seu dia-a-dia quer ao nível da competição desportiva”.