Sociedade

Município de Albufeira atribuiu 15 novos fogos em Paderne

Foto - Rui Gregório (CM Albufeira)
Foto - Rui Gregório (CM Albufeira)  
Está concluída a 2.ª fase do processo de atribuição de fogos do complexo habitacional da Ladeira da Fonte, em Paderne. O sorteio, que aconteceu no passado dia 14 de agosto, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, resultou na atribuição de 15 novos fogos de tipologia T2 e T3, garantindo uma resposta habitacional a mais 15 agregados familiares do concelho.

PUB
Segundo informa o Município em comunicado, "trata-se de habitações em regime de renda convencionada, ou seja que têm valores inferiores aos preços médios praticados no mercado de arrendamento privado". As minutas dos contratos foram entregues aos sorteados pelas mãos do presidente da autarquia, José Carlos Rolo. O comunicado lembra que as primeiras 25 habitações, do total de 40 que integram o referido complexo habitacional foram entregues em maio de 2023.
 
O autarca sublinhou na ocasião, que estão a decorrer duas candidaturas ao “Programa de Apoio ao Acesso à Habitação” referentes ao complexo habitacional das Fontainhas e ao complexo habitacional na Quinta do Barros, nos Caliços, num total de 90 fogos.
 
O edil revelou, ainda, que “o objetivo é continuar a investir mais. Faltam muitas casas em Albufeira, nomeadamente, para médicos, professores, pessoas que trabalham em serviços ligados ao turismo, hotelaria, restauração e construção civil, o que dificulta a vinda de trabalhadores para a região”. O autarca confirmou que já se iniciaram alterações ao PDM – Plano Diretor Municipal o que vai garantir o “aumento da construção de novos fogos” mas que este é, também, “um processo moroso devido aos meses de estudo do território e de construção”.
 
Cláudia Guedelha, vereadora responsável pelo pelouro da Ação Social e Habitação Social, garantiu que a Câmara de Albufeira, vai continuar a tentar dar respostas, “com mais projetos, com mais apoios e com mais investimentos”, concluiu.
 
A construção dos 40 fogos pertencentes ao complexo habitacional da Ladeira da Fonte envolveu um investimento de aproximadamente 4,6 milhões de euros, a que se somaram 115 mil euros para os arranjos exteriores e 27 mil euros para a execução do projeto.