O município de Albufeira ofereceu 1 ventilador, 1 equipamento de vídeo laringoscópio e 3 ecógrafos para reforçar o Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), através da unidade do Serviço de Urgência Básica de Albufeira (SUB Albufeira) e das viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER).
Segundo comunicado do CHUA, o presidente do município, Carlos Rolo, agradeceu o trabalho "incansável" de todos os profissionais de saúde ao longo dos últimos 11 meses, referindo que a entrega de equipamentos tem como objetivo dotar os serviços de saúde do Algarve, "para melhor estarem preparados no atendimento prestado a todos os cidadãos".
Os equipamentos oferecidos são inovadores a nível nacional, explica o CHUA, já que os ecógrafos, permitem avaliar hemorragias internas e o envio de informação direta partilhada com os serviços de urgências, facilitando a comunicação e reduzindo processos no atendimento.
O diretor Clínico do CHUA, Horácio Guerreiro, expressou o seu agradecimento alertando que as próximas semanas serão duras e que esta ajuda será fundamental.
A entrega decorreu ontem, nas instalações do SUB de Albufeira e contou com a presença do presidente do município José Carlos Rolo e Claudia Guedelha, Vereadora da Proteção Civil, com elementos do Conselho de Administração do CHUA, Paulo Neves e Patrícia Rego, vogais executivos.
Estiveram ainda presentes, Dulce Gomes, administradora dos serviços de urgência do CHUA, Bruno Santos, responsável médico da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER), bem como Álvaro Gomes, enfermeiro coordenador SUB Albufeira/Loulé e VMER e Carlos Raposo, responsável operacional da Delegação Regional do Sul/Algarve - INEM.
Recorde-se que, no passado mês de maio de 2020, já tinham sido entregues três ventiladores portáteis.