O Município de Albufeira voltou a ser distinguido com a Bandeira Verde “ECOXXI 2021”, uma iniciativa da responsabilidade da Associação Bandeira Azul da Europa, que visa reconhecer as melhores práticas de sustentabilidade a nível municipal, através da avaliação, por um conjunto de peritos, de 22 indicadores nas áreas ambiental, social e económica.
O galardão é atribuído aos municípios que atinjam um índice ECOXXI igual ou superior a 50%, sendo que Albufeira alcançou este ano o melhor resultado de sempre, com um índice global de 70,1%. A cerimónia de entrega da Bandeira para o ano de 2021 decorreu esta quarta-feira, em Santo Tirso.
Para além da Bandeira Verde, o Município recebeu, igualmente, uma medalha, atribuída a todos os municípios com valores superiores a 40% do índice de ECOXXI.
Segundo destaca a Câmara em comunicado, entre os vários indicadores de sustentabilidade ambiental em apreciação, Albufeira destacou-se ao nível da promoção da Educação Ambiental, pela sustentabilidade das zonas balneares, transparência, digitalização e conetividade, cooperação com a sociedade civil em matéria de Ambiente e de promoção do desenvolvimento sustentável, certificação de sistemas de gestão, saúde e bem-estar, água segura e qualidade dos serviços prestados aos utilizadores e medidas de sustentabilidade em contexto de pandemia.
O Município de Albufeira lembra ainda que tem vindo a percorrer "um caminho no sentido ascendente", no que se refere ao melhoramento do índice ECOXXI, sendo que a partir de 2009 (inclusive) conseguiu sempre ultrapassar os 50% que lhe dão direito a hastear a Bandeira Verde nos Paços do Concelho.