Considerando a importância do espirito do escutismo na formação dos jovens, a Câmara Municipal de Alcoutim aprovou, aprovou atribuir um apoio financeiro no montante de 3700 euros ao Agrupamento de Alcoutim do Corpo Nacional de Escutas.
"O apoio atribuído vai no sentido de ajudar na aquisição de material diverso, bem como auxiliar a fazer face ao plano de atividades, onde se inclui, em junho, as comemorações do 17º aniversário do Agrupamento nº 1107 de Alcoutim", justifica a edilidade.
Entre as atividades programadas o destaque vai ainda para XIII ACAREG do Algarve. Trata-se de um acampamento regional do movimento que se efetua de 4 em 4 anos, contando com cerca de 1500 escuteiros de todas as seções. No acampamento para além de terem de construir o seu alojamento, irão cozinhar, limpar e manter as instalações assim como participar em inúmeras atividades propostas pelos departamentos regionais pedagógicos, que passam por caminhadas, jogos, ateliês e serviços sociais, entre outros, explica a autarquia em nota de imprensa.
O Agrupamento nº 1107 de Alcoutim do Corpo Nacional de Escutas, fundado em 8 de junho de 1997, conta atualmente com dezasseis elementos que se reúnem todos os sábados (pioneiros) e segundas-feiras (lobitos), pelas 10h00 e 17h30, respetivamente, no Centro de Artes e Ofícios, em Alcoutim.