Sociedade

Município de Faro alarga refeições gratuitas aos alunos dos escalões A e B

O executivo municipal de Faro deliberou por unanimidade, na reunião de câmara do passado dia 1 de fevereiro, ratificar a assinatura do despacho do presidente, Rogério Bacalhau, de 21 de janeiro de 2021, que determina a inclusão dos escalões 2, 3 e 4 da Segurança Social no escalão A dos apoios sociais a alunos carenciados do primeiro ciclo, no que diz respeito à alimentação, tendo em conta a situação atual do país e face ao aumento do número de famílias com dificuldades económicas.

PUB
Em comunicado da autarquia lê-se que, atendendo à existência de famílias carenciadas a residir no concelho, «considerou o município fundamental alargar o apoio alimentar a crianças oriundas destes agregados familiares, permitindo o acesso gratuito a refeições escolares a todos os beneficiários de apoio social, durante o período de encerramento dos estabelecimentos de ensino». Acrescenta que, estas refeições são servidas em regime de takeaway, em descartáveis de doses individuais, aos alunos carenciados escalão A e B do Pré-Escolar e 1 º Ciclo.
 
Foram ainda distribuídos vales de compras alimentares, também aos alunos do escalão A e B do Pré-Escolar e 1 º Ciclo, no valor de 30 € (6 vales individuais de 5€), os quais serão distribuídos pelos Agrupamentos de Escolas, nas respetivas Escolas Sede.
 
O mesmo comunicado adianta ainda que, Rogério Bacalhau, que detém o pelouro da educação, pretende reforçar o papel da autarquia no apoio às famílias «num momento de proliferação de casos de contágio Covid19, que exige a aplicação de medidas extraordinárias e de caráter urgente».