O Município de Lagoa celebrou um protocolo de colaboração financeira com a Fábrica da Igreja Paroquial de Estômbar, num valor de 300 mil euros, para reabilitação do revestimento da cobertura e das fachadas da igreja, classificada como Monumento Nacional desde 1984.
Em nota de imprensa, a autarquia adianta que, encontram-se a decorrer as obras de reabilitação do revestimento da cobertura e das fachadas da Igreja Paroquial de Estômbar, «obra há muito reivindicada pela população, uma vez que o telhado se encontrava em muito mau estado e colocava em causa a segurança de pessoas e bens da própria igreja, tais como a talha dourada e os elementos decorativos existentes».
A reabilitação da igreja obrigou a um rigoroso estudo e à apresentação de uma proposta de empreitada às entidades com responsabilidades públicas sobre o património cultural português, designadamente a Direção Geral do Património Cultural e a Direção Regional de Cultura do Algarve, que emitiram parecer favorável à reabilitação. «Estudo que permitiu repor os valores cromáticos pré-existentes da fachada do monumento», acrescenta o documento.
Segundo a mesma nota, a última intervenção na fachada, registada na Direção Geral do Património Cultural, ocorreu no ano de 1987 com a reparação e pintura de portas e caiação de paredes exteriores.
Para o município, a Igreja Paroquial de Estômbar «tem uma importância religiosa assinalável para as comunidades locais e regionais e uma relevância histórica e arquitetónica no panorama cultural nacional».