Sociedade

Município de Lagoa felicita Quinta da Penina pela medalha de ouro conquistada no Concurso Cidades do Vinho

Realizou-se, entre os dias 5 e 7 de maio, no Museu do Vinho de S. João da Pesqueira, a terceira edição do Concurso Cidades do Vinho, com a atribuição da medalha de ouro ao vinho tinto “Quinta da Penina – Negra Mole”, produzido no concelho de Lagoa.

PUB
Em nota emitida ao Algarve Primeiro, a autarquia de Lagoa adianta que a casta negra mole é uma casta "única no mundo" e exclusiva do Algarve. "É uma casta típica associada à região do sul do país porque só existe em quantidade no Algarve e é a segunda casta portuguesa mais antiga", explica. 
 
 
O Concurso Cidades do Vinho é único em Portugal porque promove os vinhos associados ao seu território. Os municípios juntam-se aos vitivinicultores para, em conjunto, atuarem como promotores dos vinhos dos seus territórios. O concurso é uma organização conjunta da Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal, da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) que, este ano, teve o Município de São João da Pesqueira como anfitrião.
 
A terceira edição do concurso decorreu na região do Douro — Cidade Europeia do Vinho 2023, no Museu do Vinho de São João da Pesqueira. Recorde-se que em 2021, decorreu a primeira edição do concurso na cidade de Lagoa.  
 
“Quero felicitar a Quinta da Penina, um produtor do concelho de Lagoa, pelo prémio obtido. Demonstra bem a qualidade do trabalho que está a ser realizado na região do Algarve e no nosso concelho. Aproveito, também, para felicitar o produtor algarvio, Herdade Barranco do Vale, pelas duas medalhas obtidas,” afirmou Luís Encarnação, presidente da Câmara Municipal de Lagoa.