Sociedade

Município de Lagoa reforça recolha de resíduos urbanos na época de verão

A Câmara Municipal de Lagoa apresentou um plano tendo em vista diminuir o impacto na deposição dos resíduos urbanos que habitualmente se verifica no período de verão.

PUB
 
Neste plano, para além da aquisição de uma nova viatura de recolha de resíduos cujo valor ascende a 185.000 euros, estão contempladas medidas que passam por aumentar a frequência da recolha do lixo, um alargamento que implicará a realização de 2.787 horas extraordinárias pelos trabalhadores afetos a este serviço, correspondendo a um custo adicional de cerca de 12.700 euros.
 
A sensibilização ambiental, medida que o Município de Lagoa pretende lançar à discussão pública sobre a problemática dos resíduos por forma a sensibilizar para a importância das boas práticas ambientais, e que contempla também ações de sensibilização porta-a-porta com os comerciantes, envolvendo a Algar na qualidade de responsável pela recolha de reciclados.
 
O reforço da fiscalização, de forma a garantir o cumprimento das normas e recomendações resultantes dessas mesmas campanhas, estando previstas ações fora do habitual período de trabalho.
 
O reforço da recolha seletiva, é outra medida e nesse sentido, a empresa Algar comprometeu-se a reforçar os seus meios humanos e equipamentos, de forma a dar uma resposta mais eficaz à maior produção de resíduos recicláveis que também se verifica nesta altura, melhorando o estado de limpeza do ecopontos e das envolventes dos mesmos, evitando a deposição desses resíduos no exterior dos equipamentos, bem como o reforço da sinalização junto dos Ecopontos.