A primeiras aplicações de relva sintética, em vários pontos centrais do espaço público do concelho de Lagoa, já são visíveis e serão uma prioridade para o executivo municipal, destaca nota a autarquia.
Segundo a mesma fonte, a área total da intervenção que vai substituir a relva natural por relva sintética soma 3.724 metros quadrados em que a urbanização Lagoa Sol, será a zona de maior área de relva a substituir, ou seja cerca de 2.600m2. A rotunda à entrada de Lagoa e os canteiros adjacentes, bem como a zona junto ao serviço de águas são outros dois pontos a beneficiar destes trabalhos.
O objetivo da medida, será para aplicar a nova relva depois de analisado cada caso.
A autarquia prentende colocar relva sintética em locais onde ela é apenas decorativa e deixar a relva natural onde ela é utilizada pela população. Com estas intervenções, o executivo municipal pretende reduzir o consumo desnecessário de água e reduzir os custos de manutenção destas zonas identificadas.
A procura de modos de manutenção do espaço público que permitem reduzir consumos de água é tomada pelo município de Lagoa como uma opção alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), nomeadamente com o 6º ODS que propõe «garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água potável».