A Câmara Municipal de Lagoa, tem a circular desde a passada segunda-feira, 17 novos veículos elétricos que adquiriu para apoio aos seus vários serviços.
A autarquia refere em nota de imprensa, que desta forma renova a sua frota, retirando de circulação os carros já esgotados e menos amigos do ambiente. O investimento ronda os 335 mil euros com comparticipação do Fundo Ambiental.
As novas viaturas foram adquiridas na modalidade de aluguer operacional – renting, que permite ao município não ter que realizar grande esforço financeiro para as adquirir, não ter custos com a manutenção e poder voltar a substitui-los, ao fim de três anos.
No mesmo documento, a edilidade reforça que a iniciativa constitui mais um passo na construção de “Lagoa, Cidade Sustentável”, o tema definido pelo órgão executivo, para o biénio de 2020-2021, e o primeiro passo para que, num futuro próximo, a sua frota de veículos ligeiros, seja constituída apenas por viaturas amigas do ambiente.
“Este é um dos maiores desafios que assumimos. Exige concentração estratégica num triplo objetivo: desenvolvimento economicamente eficaz, socialmente equitativo e ecologicamente sustentável”, referiu Luís Encarnação, Presidente da Câmara Municipal de Lagoa.
Alinhada com a Organização das Nações Unidas (ONU), Lagoa encontra-se, deste modo, a concretizar medidas que contribuem para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela agenda 2030 da ONU.
Com a substituição da frota automóvel, o município de Lagoa, está a garantir o acesso a fontes de energia fiáveis, sustentáveis e modernas (ODS 7); construir uma cidade e comunidades sustentáveis (ODS 11) e garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis (ODS 12).