A Câmara Municipal de Lagos decidiu ceder à ADRA – Associação de Doces Regionais do Algarve algumas salas do Espaço Jovem (antiga Escola Secundária Gil Eanes) para permitir o desenvolvimento das atividades de promoção, demonstração e divulgação da doçaria regional algarvia.
Segundo a autarquia, esta decisão, que está enquadrada na política municipal de apoio ao associativismo cultural, desportivo e recreativo, "cumpre também a finalidade de dar utilidade a edifícios que são propriedade ou estão à responsabilidade do município, dinamizando esses espaços com atividades e novos usos de interesse para a comunidade", lê-se numa nota publicada.
A ADRA foi criada em abril de 2022 com o objetivo de preservar, valorizar e promover a doçaria regional enquanto arte tradicional, produto e atividade económica. A sua constituição foi, igualmente, impulsionada pela necessidade de criação de uma entidade que desse força ao setor e representasse os produtores locais no processo de certificação do Dom Rodrigo com o selo IGP (Indicação Geográfica Protegida), projeto em que o município se tem empenhado.
Cumprindo as várias etapas desse processo, a ADRA submeteu à apreciação da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural o caderno de especificações do Dom Rodrigo, aguardando uma decisão sobre o assunto.
A cedência de instalações por parte do município vai permitir à associação melhores condições de funcionamento, para cumprir a sua missão e trabalhar no sentido de expandir o número de associados e a sua representatividade na região, regista o mesmo documento.