18 de setembro é a data definida para o início das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) nos agrupamentos de escolas de Lagos. Segundo nota do município, a data foi definida na última reunião de câmara, bem como os protocolos a estabelecer com as entidades parceiras.
No ano letivo de 2022-2023, cerca de 975 alunos de 1.º ciclo estavam inscritos nas AEC (um aumento de mais 60 crianças em relação ao ano letivo anterior), representando uma percentagem de 86,7 % da totalidade de alunos deste ciclo, com 66 técnicos especializados nas mais diversas áreas. Para este ano letivo que está prestes a começar, a autarquia adianta que, «será dada continuidade à exploração dos interesses, gostos e competências dos alunos ao nível da música, expressão plástica, ciências experimentais, atividade física e desportiva, mas também o xadrez e meditação». Com a colaboração dos agrupamentos de escolas e entidades parceiras, o município pretende que neste ano a tónica esteja «na promoção do "brincar", com atividades e brincadeiras livres, mas orientadas, incentivando também à prática de jogos tradicionais».
Dado o sucesso do trabalho desenvolvido pelas entidades parceiras, o município volta a contar com a colaboração da Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1.º de Maio, Associação Grupo Coral de Lagos, Associação de Reiki para Crianças e Jovens, Associação Filatélica Numismática Gil Eanes, Associação Tempos Brilhantes, Orquestra Ligeira de Lagos, Centro Ciência Viva de Lagos, Andebol Clube Costa d'Oiro, Casa Benfica Lagos, Ginástica Clube de Lagos, Clube Desportivo da Escola Secundária Gil Eanes, Clube Desportivo de Odiáxere, Olímpico Clube de Lagos e Roller Lagos Clube de Patinagem.
A despesa prevista com as AEC para este ano letivo é de 311 mil euros, destinada a honorários dos professores, material de desgaste e apoio logístico, correspondendo a um aumento de 44.268 euros em relação ao ano transato dado o aumento do valor a pagar a cada professor/técnico.