De acordo com comunicado enviado hoje à imprensa, a autarquia fez saber que os cavalos, foram recolhidos na via pública por medida de precaução, dado o perigo que constituía a sua livre circulação para os automobilistas.
Esta operação desencadeada em colaboração com a GNR, tem o seu enquadramento no regulamento municipal sobre apascentamento de equídeos e a sua permanência e trânsito em espaço público do Município de Lagos, em vigor desde 2016.
Durante todo este período a autarquia diz que foram integralmente cumpridas as normas e condições de segurança, alimentação e cuidados médico-veterinários aos animais em causa.
A sessão de hasta pública, agendada para amanhã, dia 20 de março, pelas 15h00, no Auditório do Edifício dos paços do Concelho Séc. XXI, terá um valor de licitação inicial simbólico de dez euros.
Segundo o Município "este valor não pretende, de forma alguma refletir o valor dos animais, mas garantir as suas condições de vida".
Segundo as regras definidas para a hasta pública, antes da arrematação, os interessados deverão apresentar uma declaração indicando as instalações onde ficará alojado o animal, atestando que as mesmas cumprem com as normas legais e regulamentares para o efeito, as quais serão objeto de inspeção para confirmação das condições, pelo veterinário municipal.
Caso não sejam confirmadas as condições legais de alojamento, será revogada a adjudicação.