No âmbito da aposta do Município de Loulé no ensino da Música no próximo ano letivo, foi celebrado um protocolo de cooperação entre a Câmara Municipal de Loulé e a Sociedade Filarmónica Artistas de Minerva tendo em vista o funcionamento da Escola de Música desta associação cultural.
Assim, a edilidade irá ceder o 1º andar de um edifício localizado em pleno centro da cidade, na Avenida José da Costa Mealha, para acolher este espaço dedicado ao ensino livre de música.
A Escola de Música da Sociedade Filarmónica Artistas de Minerva irá contar, entre outros espaços, com 2 salas de formação musical e 5 salas de instrumentos, e reunirá as melhores condições para alunos e professores, destaca nota da Câmara de Loulé.
A Autarquia irá atribuir ainda à filarmónica louletana, uma comparticipação financeira para o funcionamento dos cursos livres de música nos instrumentos de Piano, Violino, Flauta de Bisel, Guitarra, Canto, Guitarra Portuguesa, Acordeão, Flauta Transversal, Clarinete, Saxofone, Trompete, Trompa de Harmonia, Trombone, Tuba, Bombardino e Percussão.
A edilidade irá também apoiar a aquisição de instrumentos para o funcionamento dos cursos, enquanto que o ensino bem como a formação musical e as classes de conjunto serão da responsabilidade dos Artistas de Minerva.
Este protocolo de cooperação foi firmado pelo presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, e pelo presidente da Sociedade Filarmónica Artistas de Minerva, Manuel Guerreiro.
Recorde-se que é também no próximo ano letivo que entrará em funcionamento a primeira escola de ensino público de música a Sul de Lisboa e que ficará instalada no emblemático Solar da Música Nova, edifício que foi alvo de obras de reabilitação.