No passado dia 6 de fevereiro, a Câmara Municipal de Loulé e o Exército Português - Regimento de Engenharia N.º1 assinaram nas instalações da Proteção Civil Municipal de Loulé, mais um protocolo no âmbito da Defesa da Floresta Contra Incêndios.
De acordo com nota da autarquia louletana, desta vez a parceria entre as duas entidades destina-se à intervenção com maquinaria pesada (Máquina de Rasto e Niveladora) com o objetivo de executar desmatações gerais para faixas de gestão de combustíveis, beneficiação de caminhos florestais, acessos aos pontos de água, criação de locais estratégicos de estacionamento e circuitos de vigilância.
O ato foi formalizado pelo presidente da edilidade, Vitor Aleixo, e João de Almeida, em representação do Exército Português - Regimento de Engenharia N.º1. Os trabalhos serão realizados nas freguesias do interior do Concelho e terão início na freguesia do Ameixial, visto tratar-se do território mais a norte do Município, seguindo-se, posteriormente, para a freguesia de Salir.
Refira-se que desde 2016 que o Município de Loulé tem celebrado um protocolo com o Exército, através do Regimento de Infantaria nº 1, mas no âmbito do patrulhamento e vigilância, durante o período crítico de incêndios florestais.
Neste âmbito a autarquia salienta que na sequência do apoio financeiro dado às Associações e Clubes de Caça do Concelho já foram executados 310 quilómetros de caminhos rurais e florestais.